segunda-feira, 26 de abril de 2010

Blogsfera, política e meiguice

A campanha eleitoral de 2010 já começou. Dilma, Marina _ as damas primeiro_ e Serra estão declaradamente no páreo. Ciro Gomes pretende entrar na corrida. Ontem, ele esteve no programa É notícia, do jornalista kennedy Alencar, na Rede Tv. Como sempre, disparou a sua metralhadora contra Serra, afinal, tucanos não se beijam. Sim, eu sei que Ciro é um ex-tucano, mas ainda tem cara e jeitão de tucano.

Porém, a notícia que está no centro da minha atenção, no que diz respeito às eleições de 2010, é a seguinte: "Após críticas, blog MeiguiceSerra acaba com a brincadeira." Fonte: http://uoltecnologia.blog.uol.com.br/arch2010-04-18_2010-04-24.html

Brincadeira ou não, o blog MeiguiceSerra reunia fotos de pessoas imitando a pose de José Serra na capa da revista Veja. Eu não vou postar aqui a foto da capa, desculpem-me, sei que notícia pela metade não é notícia, mas sei que um post é um comentário. Também não sou serrista. Aviso: também não voto na Dilma e estou de olho na campanha da Marina, mas isso é assunto pra outro post... Bem, o MeiguiceSerra saiu da blogsfera, depois de muitas críticas, tanto dos que defendem Serra, quanto dos que defendem Dilma. Como em tudo há a terceira margem: alguns diziam que se tratava de um vírus. Se era, eu me ferrei.

Confesso a vocês que acho o fato sintomático do que é o homem brasileiro. Fico me perguntando: o que afinal estas fotos imitando a "meiguice" de Serra poderiam fazer de tão mal à campanha co candidato tucano? Não quero cair aqui no silogismo aristotélico, mas foi inevitável e me pergunto: Serra não pode ser meigo? Serra é homem, então Homens não podem ser meigos? Serra não pode ser meigo? Serra é político, então políticos não podem ser meigos?

Foi a discussão entorno da meiguice que chamou a minha atenção e por isso registro aqui o fato. A meiguice neste caso talvez até contribuisse para o fato de Serra não ser tão carismático. Ontem, no É notícia, Ciro Gomes disse que Serra não chorava porque tinha "olho de cobra". Será? Ou melhor: Serrá? Eu não perderia essa piadinha, ainda que digam que é um trocadilho infame. Tudo bem, tudo bem: é um trocadilho e eu aceito.

Mas volto a falar da meiguice. Políticos só podem ser populistas? Homens só podem ser brutos? Que brasileiros serão formados assim: com políticos populistas e homens brutos? Mais do que dar uma resposta, deixo as perguntas como registro. A campanha está só começando e pouca meiguice e muita brutalidade vai rolar por debaixo da ponte, ou melhor, da rampa até chegar no Planalto. Vamos aguardar! Um abraço a tod@s!

PS: Gostaria de saber de vocês: no que pode dar a falta de meiguice?

Nenhum comentário:

Postar um comentário