quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Eleições: Tiriricagens, o prestígio, que não é chocolate, e mãe de miss na disputa

Atualmente, o melhor programa da tv brasileira é o horário eleitoral. Muit@s candidat@s podiam assumir o lugar d@s humorist@s cearenses sem falar que são grandes concorrentes ao prêmio óleo de péroba.

Fora deste perfil só o Tiririca, que é palhaço e continua sendo. Sim, o Tiririca é candidato a deputado pelo estado de São Paulo. Que é isso, Tirica, vai deixar a Assembleia do Ceará sem a sua presença?

Fico imaginando como seria o debate do Tiririca com o Fernando Hugo. Este adora usar umas figuras de linguagem bem rebuscadas como sinônimo de "erudição".

Aliás, Fernando Hugo é candidato a deputado pela sexta, eu disse, aliás, é ele quem diz, sexta vez. É o caso de dizer: solta o osso, candidato! Será acaso aquela gordura toda do deputado? Sei não... O corpo fala! É muita fome de poder.

O que me chamou atenção hoje foi a fala de Dilma reproduzida no programa eleitoral de Cid Gomes: "Cid tem prestígio comigo e com o presidente Lula". Usar o critério do "prestígio" para indicar alguém é tão velho como as práticas dos antigos coronéis, né, dona Dilma. Tem prestígio comigo, tem tudo. Não tem prestígio comigo, tem a lei. Prestígio é uma palavra velha, velha em todos os significados e significações. Acho sintomático que Dilma a use. Fica a dica...

Por último: já está difícil de aguentar a prefeita Luizianne Lins, imagina ter que aguentá-la com a mãe, que é candidata a deputada. Mãe e filha na política é sintoma de um pensamento velho, do mesmo tempo do "prestígio" (não do chocolate), mas do prestígio político.

Luizianne colocou pelo avesso a figura da mãe de miss. Ela chegou no poder e apóia a mãe. Nos concursos de miss era o contrário: a mãe apoiava a filha pra ganhar. É por isso que prefiro o concurso de miss, que são bregamente autênticos, tem manto, faixa, coroa, cetro, flores. Além disso, as moças são mais bonitas que Luizianne e sua mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário