segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Meus critérios para não votar em candidat@s

As eleições começaram. Ai de nós. Mas, felizmente, podemos votar e isso é importantíssimo. Não fosse a ditadura, teríamos avançado muito mais nos direitos individuais. Enfim, é hora de exercer o direito e o poder.

Nesta campanha de pedra cantada, mais do que ler o programa d@ candidat@ estou usando outros critérios para escolher. São critérios sutis, pois cada dia mais acredito na sutileza. Ela diz muito do que somos. E, no caso de políticos, dizem muito mais.

Vamos aos critérios para não votar:

1. Se @ cadidat@ só usa o masculino eu não voto. Essa de generalizar (ao contrário do que o verbo nos permite pensar) não ganha meu voto. Na comunicação escrita, cadidat@ que usa @ ganha ponto comigo;

2. Se faz pichação, eu não voto! Definitivamente. Terminada a eleição, a cidade fica toda feia, suja, mais do que ela já é;

3. Candidato que distribui "santinho", adesivos, etc. estão gastando papel. Eu não recebo. Aliás, propaganda de panfleto, flyer, etc. é coisa em desuso, é anti ecológica. [Nem os panfletos da "Sara tras (sic) a pessoa amada", uma pérola do marketing local, eu pego na rua. Já deu né, Sarinha!!!] Isso diz muito se @ candidat@ pensa ou não na natureza;  Já pensou se @s candidat@s fizessem uma distribuição de sacolas retornáveis?!!! Seria ótimo! Mas, por favor, sem colocar papel dentro, hein!

4. Se ocupar a calçada eu também não voto. Um dia desses, vivi esta experiência. @s militantes do deputado Chico Lopes ocupava toda a calçada na Avenida da Universidade, em Fortaleza. Absurdo, Chico Lopes! A avenida já é movimentada demais. Carros parados de um lado e do outro e a gente tendo que disputar espaço com os ônibus. Uma militante ainda pediu pra por um adesivo do Chico Lopes em mim. Nem pensar, minha cara. Se o pedestre perde o espaço, vai perder muito mais depois. Abre o olho, deputado! Militância tosca perde voto.

5. Se o candidato não usa corretamente as mídias sociais, eu disse CORRETAMENTE, eu não voto. Dilma e Serra, logicamente que o comité del@s né, dão follow no twitter sem consultar @ eleitor@. Ocorreu comigo. Dei unfollow imediatamente. Quem disse que eu quero seguir vocês?

6. Se @ cadidat@ pixa o muro eu não voto e se fica "em cima do muro" eu não voto também. Neste quesito, Marina Silva é a campeã. Ela está sempre jogando para os plebiscitos as decisões que ela pode tomar sobre o direito ao aborto, o casamento gay, etc. Candidata, plebiscito não é tapete pra senhora jogar tudo debaixo dele! Se não sustenta a opinião, como vai se sustentar no poder?

7. Se @ candidat@ faz propaganda com carro de som, eu não voto. Tem uma tal de doutora Fátima que passa o dia todo rodando aqui no bairro. Musiquinha irritante. Será que ela, sendo doutora, ou seja, médica, nunca ouviu falar de poluição sonora? O que dá a ela o direito de nos fazer escutar a sua propganda horrenda? isso também vale pra empresas. Se usa propaganda sonora eu não compro o produto. Fiz isso em Assis com a Drogasil, a melhor farmácia da cidade, pelo menos na minha opinião. Neste caso, a gente até "entende". quanto mais gente doente, com dor de ouvido, mais remédio vende né. Sim, a lógica do mercado é perva! mas cheguei na farmácia e disse que pegava mal. Não deu resultado a minha reclamação, mas eu reclamei.

8. Se @ candidat@ diz que é casad@, sobretudo se for homem, eu não voto. Casad@s são melhores que solteir@s? Na verdade, o que há por trás desta afirmação é: eu não sou gay! Tá certo, par o bem da consciência d@ candidat@ eu finjo que acredito! Mas não voto.

Nossa, assim tá difícil de votar né. Mas votar é difícil mesmo. Fácil é roubar e fazer mal uso do poder. Se você não achar ninguém que contemple os seus critérios, não vote. Isso não significa que você é menos cidad@. Pelo contrário: significa que @s candidat@s são indign@s do seu voto. Politica se faz com o voto, mas também com o direito de não votar e, ainda assim ou por isso mesmo, continuar cobrando, afinal, não votar não abate imposto. É isso, querid@s! Faz tempo que não venho no blog. É a correria. Nem sempre é a correria mesmo, mas o interesse por outras coisas: leitura, filmes, música, preguiça, twitter, pensatas da Palô, etc. Beijos a tod@s!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário